O Google é um mecanismo de busca que se tornou parte do dia a dia das pessoas. Ele é usado para coisas como procurar uma receita culinária, significados de palavras, letras de músicas, e muitas outras coisas. Não é à toa que os anúncios no Google AdWords tem sido cada vez mais utilizado por diversas empresas.

É fácil perceber que quando uma pessoa busca informações no Google, busca por algo específico. O que indica que ela tem uma intenção. Essa intenção pode ser de comprar um produto ou adquirir um serviço. Pensando nessa possibilidade de captar clientes, as empresas investem em anúncios do Google.

Para marcar a presença do seu negócio no Google você pode utilizar os anúncios no Google Adwords e/ou investir em SEO – Search Engine Optimization. Nesse artigo, vamos te ensinar como configurar uma campanha de anúncios no Google AdWords.

O que é o Google AdWords?

O Google AdWords é a ferramenta de anúncios do Google. É uma ótima maneira da sua empresa ser encontrada por clientes em potencial.

Ele é altamente recomendado para empresas que precisam de resultados imediatos.

Basicamente, você define algumas palavras-chaves para o anúncio e o valor que deseja pagar por cada uma. E quando alguém clicar no anúncio, o Google vai cobrar o valor que você estabeleceu para a palavra-chave.

Está confuso? Vamos a um exemplo simples. Considere um negócio como uma floricultura localizada em Copacabana, no Rio de Janeiro, chamada “Buquê de Copacabana”. Imagine que o dono da floricultura quer fazer uma divulgação especial para o dia dos namorados (12 de junho).

Começando a Criar Anúncios no Google AdWords

A floricultura ainda não possui conta no Google AdWords, então vamos criar tudo do zero.

Vamos precisar criar pelo menos uma campanha de anúncios. Ela permite que sejam configurados fatores como:

  • Regiões de segmentação – no nosso caso, cidade do Rio de Janeiro;
  • Orçamento diário;
  • Horário de exibição dos anúncios – vamos considerar o período de 1 semana antes do dia 12 de junho.

Note que o Google permitir especificar a região de segmentação. Assim, seu orçamento não será gasto com pessoas que estão longe do seu endereço físico ou fora da área que sua empresa atende. Por exemplo, em um negócio como uma pizzaria, as pessoas não precisam ir até sua loja para realizar a compra. Basta pegarem o telefone e solicitar uma entrega, entre outros meios.

Quando o negócio é virtual, as barreiras geográficas costumam causar menos impacto. Tudo se resolve online, e as entregas ficam por conta de um parceiro seu.

A imagem abaixo mostra uma segmentação para a cidade do Rio de Janeiro.

Criar Várias Campanhas ou Grupos de Anúncios?

Podemos criar várias campanhas, para distribuir melhor o orçamento ou criar diversos grupos de anúncios dentro de uma única campanha. Uma alternativa bem interessante, por permitir que as configurações sejam aproveitadas e diferenciar as palavras-chave.

A ideia é que cada grupo de anúncio seja criado buscando atrair diferentes públicos. No nosso exemplo da floricultura, podemos criar grupos de anúncio voltados a 3 tipos de público, por exemplo:

  • Amigos;
  • Casais de namorados;
  • Recém-casados;

O Google AdWords disponibiliza anúncios de texto, anúncios gráficos, anúncios em vídeo ou anúncios em aplicativos.

Você não precisar se limitar a só um deles. Tenha em mente as várias buyer personas que compõem o seu público-alvo.

Uma buyer persona é um cliente fictício que representa o cliente ideal de uma determinada empresa. Sendo que sua empresa pode ter diversos clientes fictícios. Saiba mais no artigo Definindo sua Buyer Persona.

Voltando ao nosso exemplo. Visualize como é feito um anúncio de texto no Google AdWords:

Perceba que o nosso anúncio não parece direcionado para nenhum dos nossos 3 públicos. Um dos motivos é que o Google limita bastante o número de caracteres de um anúncio. Então, o anúncio precisa ser direto e persuasivo. Tudo para convencer a pessoa a clicar no anúncio, ao entrar na página de destino (geralmente o site da empresa).

Então vamos fazer umas modificações no anúncio:

Uma opção presente no Google AdWords que pode ajudar muito a direcionar melhor os anúncios são as extensões de sitelinks e frases de destaque. Onde você pode usar chamadas como: aceitamos cartão de crédito; flores exóticas; fazer um pedido etc.

Definindo as Palavras-Chave dos seus Anúncios no Google AdWords

Chegou a hora que requer mais planejamento: definição das palavras-chave.

É o momento de pensar como os clientes em potencial buscariam uma floricultura no Google.

Uma das palavras-chave poderia ser “comprar buque de flores copacabana”. Se uma pessoa encontrar o anúncio da “Buquê de Copacabana” utilizando essa palavra, o Google vai cobrar apenas se houver clique no anúncio.

Imagine o AdWords como um leilão, onde as pessoas fazem lances em dinheiro em troca de cliques. Mas nem sempre o lance mais alto vai vencer, depende de muitas variáveis como qualidade dos anúncios, qualidade do site etc.

O próprio Google disponibiliza uma ferramenta bastante útil para te ajudar a definir as palavras-chaves, o planejador de palavras-chave do Google – o Keyword Planner.

Depois que você definir os parâmetros da pesquisa, ele vai exibir uma lista de palavras-chave que podem ser relevantes para a sua campanha.

Observe na imagem acima que o Keyword Planner disponibiliza as palavras acompanhadas de outras informações:

  • Média de pesquisas mensais;
  • Concorrência;
  • Lance sugerido.

Essas informações são importantes para ajudar a decidir como montar sua estratégia de palavras-chave.

O lance sugerido se refere ao valor que o Google sugere que você invista para o seu anúncio aparecer na 1ª página do Google quando alguém usar a palavra-chave. Por exemplo, para a palavra “entrega de flores rj” ele está sugerindo que você defina o valor do lance como R$ 4,49.

Os anúncios no Google Adwords são um ótimo meio para fazer com que as pessoas achem seu negócio, seja um negócio on-line ou físico. E por conseqüência comprem seu produto ou serviço. Se as campanhas forem bem planejadas, você verá resultados incríveis no número de pessoas que procuram sua empresa.

Aproveite as dicas para criar anúncios bem planejados e aumentar suas vendas.

 

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