Atualmente, as organizações geram uma grande quantidade de dados, quer seja em redes sociais, sites, blogs, pesquisas de mercado, contatos dos clientes com o SAC, etc. Esses dados são valiosíssimos se tratados com big data e marketing digital de forma que gere valor para a empresa.

Diante de uma turbulência tão grande de dados diariamente, muitas empresas ficam sem saber o que fazer. Sem conseguir entender a necessidade do cliente baseado nas informações que ele passa em canais digitais.

 

Já algumas poucas empresas, entenderam que podem melhorar o relacionamento com seu cliente a partir desses dados e até mesmo aumentar as vendas.

 

É possível entender melhor seu cliente e lhe proporcionar um atendimento excelente de diversas formas. Porém, neste artigo, vamos falar em como fazer isso com Big Data e Marketing Digital.

 

Entendendo Melhor o seu Público-Alvo

Você deve achar que já conhece bem o seu público-alvo. Mas há sempre o que aprender sobre ele, e o Big Data pode te ajudar. Porque ele possibilita mesclar tudo o que você já sabe sobre seus clientes com novos dados.

 

No marketing digital, uma das melhores fontes de dado são redes sociais, pois nelas, os usuários deixam muitas informações pessoais. Além de postar, curtir e compartilhar textos, imagens e vídeos; deixando cada vez mais rastros de seu comportamento como consumidores.

 

Quando bem trabalhados, os dados são transformados em informações de grande valia para a tomada de decisões. Possibilitando que você identifique oportunidades significativas para seu negócio. Você pode até mesmo tornar o seu produto mais valioso para o cliente, o associando a uma experiência inesquecível e única.

 

Uma vez que encantar um cliente, ele vai voltar e contar para os amigos e familiares sobre a experiência maravilhosa que teve. Fazendo o que chamamos de marketing boca-a-boca, uma das formas mais poderosas de promover um empresa.

Como o Big Data Permite que você Estude seus Clientes?

Com o Marketing Digital é possível monitorar o que o cliente ou potencial cliente anda fazendo em seu site, blog, rede social e etc; e depois usar tecnologia de Big Data para identificar novas oportunidades de vendas.

 

Garanta que seu potencial cliente lhe encontre na internet através de canais digitais, a partir disso, você pode coletar dados e melhorar a experiência do consumidor. Muitas empresas se preocupam apenas com o lucro e acabam esquecendo de quem compra e faz a empresa lucrar.

 

Investir em Marketing Digital, oferecer produtos e serviços relevantes para o cliente, por consequência,  gera lucro e deixa o cliente feliz. Tenha em mente que o lucro não pode  e nem deve ser o motivo principal para o seu negócio existir.

 

Não Espante seus Clientes

A experiência conta muito, quantas vezes você já entrou em alguma loja física, foi mal atendido e disse “eu nunca mais volto aqui”. Pois bem, na internet não é diferente, o cliente precisa ser bem atendido. Ou ele pode acabar não procurando mais a sua empresa.

 

Quando uma pessoa visita o seu site, muitos aspectos contam. Por exemplo, a estrutura do seu site, o tempo de carregamento, as mensagens que são passadas, e o tempo de resposta para cada mensagem recebida, entre outros fatores. Se ainda não tem um site, corra e crie um site amigável para o seu público-alvo.

 

Também leve em consideração, que quando uma pessoa vai comprar algo pela internet, ela tem muita facilidade em pesquisar, e comparar preços. Além de comparar diversos outros fatores do seu produto ou serviço com a concorrência.

 

Com tanta facilidade para fazer comparações, mais do que nunca, você precisa deixar claro o seu diferencial. Não medir esforços para que a imagem da sua empresa na internet seja excelente. E principalmente, treinar seus funcionários para oferecer um atendimento excepcional ao cliente.

 

Poucas empresas proporcionam uma experiência memorável para o consumidor, um exemplo disso é a Apple. Lá você tem um atendimento incrível, em todos os canais, até mesmo depois da compra. Existem livros, como A Experiência Apple, que podem ser bastante úteis para te auxiliar a melhorar o seu atendimento ao cliente.

 

Sua empresa pode melhorar todos esses pontos, usando análises criteriosas, para entender o comportamento do consumidor. Isso através de big data e inteligência digital, aqui entra a importância da coleta e análise de dados.

 

Quando você conseguir agrupar esses dados para ajudar na tomada de decisão e melhorar a experiência do consumidor, acredito que esteja a frente dos seus concorrentes.

Como Lidar com Big Data e Marketing Digital

Com Big Data e Marketing Digital é possível rastrear opiniões de clientes, cliques em páginas, volume de vendas e etc. A organização que tem a capacidade de coletar esses dados, pode usá-los para se posicionar bem no mercado. E melhorar significantemente a experiência do consumidor.

 

Você deve estar pensando que para gerar essas informações tão valiosas é preciso investir muito dinheiro.

 

Existem ferramentas de big data e marketing digital gratuitas e simples, que você pode usar sozinho. Como o Google Analytics e o Google Websmasters. Elas disponibilizam dados sobre o seu site e o público que o acessa. E com uma breve análise, você pode obter informações importantes.

 

Por mais que sua empresa seja pequena, quanto mais você investir no tratamento desses dados, melhores serão as informações obtidas. Te dando bases mais sólidas para a tomada de decisões estratégicas, sejam elas referentes ao presente ou ao futuro do seu negócio.

 

 

Se desejar ajuda para ingressar nesse mundo do Big Data e Marketing Digital, nós da Bird podemos te ajudar. Entre em contato com a gente.