Interligar inovação e marketing sempre foi um desafio para muitas empresas, e atualmente, tem se tornado um desafio ainda maior com o marketing digital, pois atrelado a tecnologia, ele possibilita a geração de dados em tempo real, permitindo que as empresas revejam suas estratégias constantemente.

 

Para começar, o ambiente de trabalho deve estimular a criatividade, o que facilita o processo de inovação de marketing.

Dicas para Conectar Inovação e Marketing Digital

Evite os Processos Tradicionais de Planejamento

Planejar é preciso e sempre será, o que estou dizendo é que você deve fugir dos “manuais” de marketing quando se trata de marketing digital.

 

Existem vários processos de planejamento que sobreviveram a gerações de especialistas de marketing, que costumavam se referir a planejamentos anuais. No marketing digital, é muito comum acontecer de um planejamento ser mudado mensalmente ou até mesmo semanalmente, já que a velocidade com que novas informações surgem é enorme. Então estabeleça metas e se concentre nelas.

 

Separe um Orçamento para Inovação

Como quase tudo requer dinheiro, separe uma parte do seu orçamento para experimentação, isto é, estimule seu time a criar coisas novas e colocá-las em prática. E se mantenha por perto para encorajá-los a continuar tentando e a deixar o perfeccionismo de lado. Só vale a pena aperfeiçoar uma ideia depois de aprovada pelo público.

 

Você nunca saberá se uma ideia é boa sem tirá-la do papel. Por isso não tenha medo, o pior fracasso é nem chegar a tentar.

 

Se Mantenha Longe de Métricas Típicas de Redes Sociais

É natural que ao postar uma imagem ou um vídeo você fique na expectativa de receber várias curtidas, comentários e compartilhamentos, mas isso não significa que seu negócio está fazendo sucesso.

 

Foque em métricas mais tangíveis, como o número de pessoas  que fizeram download da sua imagem ou vídeo; ligaram para você; preencheram o formulário de contato em busca de mais informações; etc.

 

Deseja mais informações? Entre em contato com a gente.